Escritura e Registro de imóveis
Adquirir um imóvel requer muito cuidado. Estudar o lugar, levantar informações referentes às situações tributárias e jurídicas são pontos de fundamental importância para não ser surpreendido com desabores no futuro.
A compra requer uma boa dose de tempo e cuidado e, após concluído esse processo é necessário que o novo proprietário regularize o imóvel junto ao Cartório de Registro de imóveis.
A Escritura é o primeiro passo que o novo proprietário deve proceder, pois se trata de um instrumento particular que objetiva formalizar o negócio contratado e acordado entre as partes (vendedor e comprador), ela não garante que o comprador é realmente o dono do bem.
Tendo em mãos a escritura, na sequência, obrigatoriamente deverá ser realizado o registro deste imóvel. É por meio do registro que se consolida a transferência do bem para o novo titular e a propriedade legalmente passa a ser do novo dono. Simplificando, o registro oficializa o verdadeiro dono do imóvel.
Quando o comprador possui apenas a escritura ele tem o direito do uso do imóvel e nada mais. Diferentemente do registro, esse documento garante a posse legítima do bem de maneira efetiva e definitiva.
Concluindo, para que o imóvel seja totalmente regularizado é necessário providenciar os dois documentos, a escritura e o registro oficializado junto ao Cartório de Registro de imóveis. Caso contrário, seu bem estará sujeito a possíveis contratempos, como por exemplo: partilha de bens e inventário relacionado ao antigo dono.
Entre em contato e saiba mais sobre os procedimentos para regularizar o seu imóvel.
Fonte: