Novas Regras para Aposentadoria por idade:
Antes da Reforma da Previdência Social entrar em vigor em 13 de novembro de 2019, a concessão de Aposentadoria por Idade para a mulher era de 60 anos de idade, 180 meses de carência e 15 anos de contribuição.
Após a Reforma da Previdência Social, algumas mudanças aconteceram, cujo objetivo foi não prejudicar a vida dos segurados que já estavam perto de se aposentar.
A idade mínima para a aposentadoria da mulher teve um aumento progressivo de 6 meses a cada ano para chegar à idade final da nova regra, de 62 anos. Em 2019 a exigência de idade era 60 anos, a partir de 2020 passou a ser 60 anos e 6 meses, em 2021 passou a ser 61 anos e em 2022, 61 anos e 6 meses.
Ou seja, a mulher que não completou 61 anos e 6 meses em 2022, irá se aposentar somente em 2023 seguindo a idade definitiva da regra, que será de 62 anos.
A Previdência estabeleceu requisitos diferenciados para a concessão de aposentadoria entre homens e mulheres. Atualmente a idade mínima necessária para o homem se aposentar por idade é de 65 anos e para mulher 61 anos e 6 meses.
- Idade para mulher se aposentar em 2022: 61 anos e 6 meses de idade;
- Idade para mulher se aposentar em 2023: 62 anos de idade.
A partir do próximo ano, 2023, para os homens não haverá mudança quanto a idade mínima exigida e permanece os 65 anos, porém tanto para homens quanto para mulheres, além da idade mínima é necessário ter no mínimo 15 anos de contribuição e 180 de carência.
Conclusão
Resumindo, para aquelas mulheres que completaram 61 anos de idade até o final do mês de maio de 2022, tendo alcançado o tempo mínimo de carência e contribuição a aposentadoria por idade estará garantida, ao contrário terão que aguardar completar os 62 anos de idade para requerer o seu benefício.
As regras com relação ao cálculo dos benefícios não serão afetadas, mas as exigências para a concessão da aposentadoria com relação a idade mínima para as mulheres sofrerão alterações no ano de 2023. Vale a pena procurar um advogado e se informar melhor a respeito.
O indicado é realizar um planejamento de aposentadoria, para assim, entender qual a regra mais vantajosa para pleitear o melhor benefício junto ao INSS.
As novas regras para a aposentadoria das mulheres serão no aumento da idade mínima, no tempo de contribuição e pontuação para obter a tão sonhada aposentadoria do INSS.
Fontes:
www.jornalcontabil.com.br/inss-muda-regra-da-aposentadoria-por-idade-em-2023
https://ingracio.adv.br/aposentadoria-da-mulher/; https://abladvogados.com/artigos/novasregras-aposentadoria-2023; https://arraesecenteno.com.br/aposentadoria-por-idade-paramulher/